A Ação Comunitária do Brasil – São Paulo, por meio do Centro de Desenvolvimento Comunitário, integrou nesta última quarta-feira, 22 de outubro, a equipe de organização do 1º Encontro de Formação em Animação Sociocultural realizado pela recém- formalizada RIA Nodo Brasil, núcleo brasileiro da Red Iberoamericana de Animación Sociocultural na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH-USP, na zona leste de São Paulo.

A RIA Brasil está oficialmente composta por profissionais e instituições de credibilidade no país que estão comprometidas com a expansão e fortalecimento da Animação Sociocultural e do perfil profissional a qual ela se destina. Dentre estas instituições estão: a Universidade de São Paulo – USP (EACH) e as ONGs Ação Comunitária e Projeto Viver, da zona Sul de São Paulo.

Para dar abertura ao ciclo de formações que a RIA Brasil proporcionará a partir de outubro de 2014, o 1º Encontro de Formação em Animação Sociocultural reuniu mais de 30 profissionais do setor incluindo universitários, Pesquisadores, Educadores Culturais, Animadores Socioculturais, Agentes de Desenvolvimento Comunitário, Orientadores Pedagógicos, microempreendedores e docentes de diferentes setores de atuação da área.

De acordo com o participante Davi, o que foi mais significativo na formação foi “descobrir os múltiplos significados e a importância do Animador Sociocultural na sociedade em um dia estimulante, cheio de debates e dinâmicas”. Assim como outros participantes, Davi completa que “tinha uma visão estereotipada da profissão”.

Segundo declaração da própria RIA, há uma busca por pessoas que estão vinculadas com a Animação Sociocultural em suas múltiplas manifestações, transcendendo fronteiras, culturas, idiomas. É importante considerá-la como “um instrumento para exercício da cidadania ativa e ao desenvolvimento social”.

A participação e intervenção das organizações sociais integrantes, incluindo apresentação e facilitação da formação por membros da Ação Comunitária repercutiu positivamente ao grupo presente, segundo Camila “foi importante esta aproximação com pessoas que atuam na área”, completa dizendo que gostou da experiência “de ter contato com organizações não governamentais e saber dos trabalhos incríveis que fazem em prol da comunidade”.

Para saber mais sobre as próximas atividades, acompanhe a página RIA Nodo Brasil do facebook ou envie e-mail para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.. Os projetos da Ação Comunitária contam com o site www.acomunitaria.org.br ou pelo e-mail do Centro de Desenvolvimento Comunitário Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..